Confira agora dicas fundamentais para o email marketing chagar na caixa de entrada dos seus inscritos.
Quer usar o e-mail marketing para atrair e fidelizar clientes, mas tem medo de ir parar direto na caixa de spam? Fique tranquilo, a gente te dá uma mãozinha!
Sabe o Beach Park, aquele complexo turístico no Ceará que reúne parque aquático, praia e resort? Pois é, eles resolveram usar o e-mail marketing para divulgar seu novo toboágua.
Mas eles não queriam mandar uma mensagem chata e sem graça, que fosse deletada ou esquecida em segundos. A ideia era inovar, causar impacto, fazer com que os clientes ficassem curiosos para conhecer a novidade.
O que eles fizeram para isso? O maior e-mail marketing do mundo. A peça dava ao leitor a sensação de estar escorregando pelo brinquedo conforme ele rolava a tela para baixo, até chegar ao final e cair na água.
A ideia foi tão legal que, além de impactar a base de e-mails cadastrados do Beach Park, foi reenviada para amigos e amigos dos amigos, gerando um efeito em cascata ultrapositivo para a marca.
O exemplo mostra que não é preciso reinventar a roda para fazer o e-mail marketing funcionar. Basta ter uma boa ideia e coloca-la em prática.
Quer ter tornar sua comunicação por e-mail com o cliente mais interessante e eficaz? Confira as dicas que nós selecionamos para você:
Não caia na roubada de comprar uma base de e-mails alheia. Afinal, sair enviando e-mails para quem não tem nenhum interesse em seu produto não vai adiantar nada.
Em vez disso, inclua um formulário em seu site e faça campanhas para incentivar os clientes a se cadastrarem. Que tal oferecer um cupom de desconto em troca das informações?
Segundo um levantamento da Baydin, provedora de serviço de gestão de e-mail, o internauta “médio” recebe 147 mensagens por dia e apaga 48% delas. Você vai precisar se destacar no meio dessa multidão para que sua mensagem não seja uma das deletadas.
Portanto, seja criativo na escolha do assunto: faça perguntas, convide o leitor a tomar uma ação ou apresente uma super promoção. Desperte a curiosidade dele.
Use o nome de cada cliente no início de sua mensagem. Isso passa a sensação de que aquele conteúdo é personalizado – e se ele for mesmo, tanto melhor (veja a próxima dica)! Prefira “Temos uma oferta para você, Diego” a apenas “Oferta especial”.
Crie um e-mail marketing segmentado de acordo com o perfil de compra de cada cliente. Se um cliente comprou uma bola de futebol em sua loja de produtos esportivos, talvez ele esteja interessado em uma chuteira, mas provavelmente não estará disposto a investir em bastões de esqui, não é mesmo?
Os “disparos domésticos” em massa podem ser barrados por alguns provedores. Já osgerenciadores de e-mails permitem que você crie e organize listas, além de agendar envios. Fora isso, você ainda terá uma ferramenta preparada para analisar os resultados de cada campanha.
O teste A/B é uma alternativa simples para entender o que funciona melhor com seu público. Na dúvida entre usar uma abordagem focada em promoções ou um e-mail que promova o conteúdo? Faça o teste. Crie uma pequena amostra. Envie a primeira opção para a metade da lista e a segunda para a outra parte. Veja o que deu melhor resultado e dispare para a base toda.
Tente não enviar mensagens com muita frequência para não afastar seus clientes. Dependendo do setor em que você atua, um e-mail por mês pode ser suficiente. De qualquer jeito, sempre considere não ultrapassar a marca de uma mensagem por semana.
Algumas palavras mandam sua mensagem direto para a pasta de spam. É o caso de termos relacionados a sexo, Viagra ou BBB, por exemplo. Antes de enviar sua mensagem, experimente testar o envio para alguns endereços de provedores diferentes e confira se ela não caiu no lixo eletrônico.
Quem já tentou se descadastrar de uma lista de e-mails sabe que isso nem sempre é fácil. Seus clientes certamente irão lhe agradecer se você oferecer um link para descadastro em todos os e-mails que enviar.
Analise a média de abertura e de cliques em seus e-mails para ver se eles estão tendo retorno. Dependendo do setor de sua empresa, as taxas médias de abertura podem variar entre 13% e 33%. Já a taxa de cliques pode variar entre 1% e 10%.
Se o desempenho das ações está abaixo dessa média, reveja a estratégia. Se está acima, parabéns! Mantenha-se nesse caminho. Lembre-se também de comparar os resultados com os de suas campanhas anteriores.
Via Uol Host
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