13:42:23

5 dicas de como escolher um bom nome de domínio

5 dicas de como escolher um bom nome de domínio

Um dos maiores dilemas para quem está criando um site é a escolha do nome de domínio. Muitos usuários preferem sempre adiar esse desafio, deixando a decisão para a "última hora" e acabam fazendo a escolha de um nome pouco estudado, pesquisado e trabalhado, o que pode agregar prejuízos muito mais sérios para o sucesso da empresa/site do que comumente se pensa.

Por isso é muito importante analisar, pesquisar e, por fim, escolher um bom nome de domínio.

Para ajudar o usuário nessa escolha tão importante, selecionei algumas dicas recomendadas por especialistas, consultores, Sebrae e empresas de hospedagens, veja abaixo.

1- Escolha um domínio exclusivo, evite cópias

Um dos erros mais grosseiros que muitos empreendedores cometem é tentar plagiar domínios de sites conhecidos e de sucesso. Essa tática acaba sendo prejudicial a longo prazo, já que é o site pioneiro que levará o mérito, ganhando visitas e clientes.

Pense no nome de domínio como uma identidade. Única e exclusiva, segura o suficiente para ser divulgada e encontrada nos buscadores.

Lembre-se que dificilmente um pessoa irá digitar o endereço completo do site no navegador , mas sim lembrará do nome e irá pesquisar no Google. Se o nome de domínio estiver seguindo as condições acima, certamente será o primeiro nos resultados de buscas.

2 — Escolha um domínio que esteja relacionado à sua atividade: inclua palavras-chave

É bem verdade que o simples fato de um site ter uma palavra-chave incluída no domínio, não garante que este será bem posicionado nos buscadores, isso vai depender de todo um trabalho de SEO. Mas é certo que este mesmo fato irá descrever claramente do que se trata a atividade do site. Por exemplo, você não tem dúvida do que é comercializado no Ingressofácil.com, ou tem?

Recomendo que utilize a Ferramenta de Palavras-chave do Google, para saber quais palavras-chave se relacionam melhor com seu negócio.

3 — Atente-se a nomes curtos e, se possível, criativos

Um nome de domínio curto facilita a memorização, mas devido à expansão da internet, pode se tornar algo genérico. Daí a importância de se criar um nome curto e criativo. Tente criar um nome curto, criativo e ligado a sua atividade.

Ex: wimoveis.com.br — curto, criativo e ligado ao setor de imóveis.

4 — Crie um domínio fácil de entender

Se você pretende divulgar o site também fora do ambiente virtual, saiba que grande parte dessa divulgação será auditiva. No rádio, telefone, conversas etc. Portanto, evite criar domínios de difícil compreensão sonora, como é o caso de nomes fonemas homófonos, aqueles que são falados da mesma maneira e escritos de formas diferentes (celacerta.com — selacerta.com).

Evite também nomes com escrita complicada, como domínios com números e língua estrangeira.

Ex: clean4arquitetura.com.br (diz-se: clianfóurarquitetura, imagine alguém buscando esse domínio no Google, a dificuldade que teria para encontrar o nome correto…).

5 — Prefira domínios com extensões usuais: .COM ou .COM.BR

Não há diferença significativa entre o .COM e o .COM.BR, apesar do .COM.BR "soar" mais bonito e trazer uma subliminar segurança, um aspecto mais profissional e sério, talvez seja este o motivo das empresas preferirem registrar ou comprar o .COM.BR. Mas o fato é que estes dois são os mais usuais e populares.

O grande público (usuário comum) tem em mente que SITE = .COM ou .COM.BR, portanto evite extensões como .net, .biz, .tv, .info. Esse domínios mais usuais (.com e .com.br) estabelecem mais credibilidade à sua marca e ao site. Acredite, pode parecer um simples detalhe, mas faz toda a diferença.

Conclusão

Essas foram 5 dicas simples que podem auxiliar a escolher o nome de domínio do seu website. Lembre-se que não é possível alterar ou editar um domínio, daí a importância de se fazer a escolha correta. Este artigo foi para ajudar nesse processo um tanto delicado, aliás, é o nome que seu site carregará até quando ele existir, e que vai refletir no seu negócio e na imagem da sua empresa/atividade.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes! Caso concorde ou discorde dos pontos abordados, deixe seu comentário.

Via criarsitewix.com

Tags: seo, dominios
Categorias: Domínios | Visualizações: 816 | Adicionado por: ShZlot | Avaliação: 0.0/0
Comentários: 0
omForm">
avatar