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Como Escrever um Conteúdo de Qualidade Passo a Passo

Como Escrever um Conteúdo de Qualidade Passo a Passo

Não podemos deixar de notar que milhares de blogs surgem no dia a dia. Criar um blog hoje em dia é uma coisa muito simples graças ao WordPress, o grande problema é que ao passar o tempo estes blogs simplesmente somem do mapa. O principal motivo disso é a falta de conteúdo. Neste artigo quero te passar algumas dicas de como escrever um conteúdo de qualidade, para que você se diferencie desses blogs e tenha sucesso.

Conteúdo de qualidade é toda postagem que vale a pena ler, compartilhar, reler várias vezes, e tem por objetivo ajudar seu público alvo específico. Saber como criar conteúdo de qualidade hoje em dia se tornou primordial para quem almeja alcançar o sucesso.

Pesquisando Assunto para o Artigo

“Pesquisar é ver o que outros viram, e pensar o que nenhum outro pensou.” (Albert Szent-Gyorgyi).

A pesquisa é algo muito importante quando falamos sobre produção de conteúdo de qualidade, pois é através dela que iremos definir a qualidade do nosso artigo. Abaixo vou divulgar algumas ferramentas gratuitas que irá ajudar você a encontrar assuntos para seu artigo e criar um conteúdo de qualidade.

Google Keyword Planner

Esta é uma ferramenta gratuita do Google que permite você analisar cada palavra que desejar, você pode analisar a concorrência e saber o total de pesquisas mensais sobre determinada palavra chave.

Para começar a utilizá-la agora, acesse o link https://adwords.google.com no menu superior acesse Ferramentas, Planejador de Palavras Chave.

Após isso clique em Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, em Seu produto ou serviço insira sua palavra chave e clique em Obter ideias.

Com isso você irá obter o total de buscas que determinada palavra chave tem, recomendo que crie um documento no Excel ou Google drive para ir anotando essas palavras chaves. Você verá também outras palavras chaves por relevância, que com certeza te servirá, anote-as também.

Ubersuggest

Outra ótima ferramenta gratuita que ajuda você a criar seu conteúdo de qualidade. Com esta ferramenta você pode saber o que seus visitantes pensam, pois essa ferramenta reúne em um lugar só (em ordem alfabética) tudo o que o usuário busca no Google.

Para utilizá-la acesse http://ubersuggest.org/ digite o termo que deseja procurar, selecione Portugueses/Brasil, na forma da pesquisa deixe Web, digite os captcha e clique em Suggest.

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Desta forma a ferramenta reunirá todo o conteúdo pesquisado pelo usuário sobre o termo que você pesquisou, aproveite para pegar algumas ideias e anotar.

Sites Concorrentes/Parceiros

Outra fonte de onde você pode extrair informações para criar seu conteúdo de qualidade é analisando os sites de seus parceiros/concorrentes. Pesquise por blogs em seu nicho, visite-os e procure ver quais artigos são mais lidos ou comentados.

Também é interessante ler os comentários deste artigo, pois os visitantes postam suas dúvidas e com isso você poderá criar um artigo respondendo estas dúvidas.

Existe muitas outras ferramentas que você pode utilizar para pesquisar ideias para produzir seus artigos, portanto estas são as que conheço e são gratuitas.

Centralizando suas Ideias

Com todas as palavras chaves e termos anotados em sua planilha é hora de centralizar suas ideias para começar a produzir seu conteúdo de qualidade.

O ideal é que você tenha um software para criação de mapas mentais, ou crie seu próprio mapa mental utilizando as formas do Microsoft Word e Excel. Abaixo vou deixar uma relação dos softwares de mapas mentais que utilizo e conheço.

O importante é você saber dividir todo seu conteúdo em tópicos e subtópicos, por exemplo: crie um tópico com o título Introdução, e crie subtópicos com resumo de tudo o que você irá falar na introdução.

Como escrever um conteúdo de qualidade?

Antes de pensar na publicação do seu artigo, o rascunhe, escreva tudo o que pensa sobre o que deseja abordar, não prenda sua atenção a erros ortográficos, estilização do artigo, títulos e etc. Neste ponto você deve deixar sua mente fluir e escrever tudo, absolutamente tudo o que vier na cabeça (sem encher linguiça).

Após ter rascunhado todo seu artigo, é hora de revisar. Agora você irá ler todo seu conteúdo linha por linha, concertando os erros ortográficos, colocando vírgulas e pontos onde necessário, quebrando seu texto em pequenos parágrafos para facilitar a leitura do conteúdo, e se for preciso revise-o novamente.

O importante aqui é após ter revisado todo seu artigo, não conter erros de português, ter um conteúdo simples e objetivo e o mais importante, usar sua linguagem pessoal (fale de acordo com seu público). Não precisa usar uma linguagem formal (exceto se seu público for da área jurídica), isso da entender que “você quer ser o que não é”.

Não Cometa Plágio

Infelizmente vejo por toda a internet, blogueiros cometendo este crime bárbaro (principalmente os iniciantes). Saiba que além de estar cometendo um crime, você está queimando sua própria imagem e a imagem do seu projeto, porque o Google sabe quem publicou o conteúdo primeiro, e com isso ele irá banir o blog/site do plagiador.

Para que você tenha um conteúdo de qualidade, ele deve e tem que ser totalmente original. Não tem problema algum você se inspirar em alguém por admirá-lo, mas ao escrever seus artigos faça uso de suas palavras, se copiar uma linha de palavra se quer de algum blog, cite a fonte, caso contrário você estará se enquadrando no mundo dos plagiadores.

Estilize seu Artigo

Após ter produzido seu conteúdo, agora será necessário você estilizar seu artigo. Nesta etapa você deve linkar algumas palavras para outros artigos interessantes dentro do seu blog (linkagem interna), é importante também que você faça linkagem para artigos de outros blogs (linkagem externa), caso seja algo que trará valor ao seu artigo.

Sempre utilize os Heading (H1 ao H6) dentro dos seus artigos, sendo que o H1 sempre deverá conter apenas uma vez e será utilizado para o assunto principal do artigo (título). Os H2, H3, H4,… são utilizados em sub-títulos, e é uma ótima forma para trabalhar o SEO do artigo, porque você pode incluir palavras chaves complementares nos sub-títulos e isso é ótimo para SEO.

Utilize o negrito, itálico e sublinhado dentro de seus artigos para destacar as palavras mais importantes, isso irá ajudar o Google a identificar quais palavras deve ter mais destaque.

Sempre que possível utilize imagens, as imagens faz uma quebra na leitura, fazendo com que o leitor tenha uma pausa e descanse sua mente por alguns segundos. Utilize com cautela, porque muitas imagens vai acabar poluindo o artigo e afastando o leitor.

Seja Atual

Melhor que entregar um conteúdo é entregar um conteúdo de qualidade e que será útil para seu público alvo, sempre que for produzir um conteúdo, veja se realmente trará algum valor, de nada vai adiantar você criar um ótimo conteúdo, mas as dicas que você passou não funcionam ou já estão ultrapassadas.

Portanto antes de produzir seu conteúdo, faça todas as pesquisas que te mostrei acima, assim você terá uma base do que os leitores estão procurando e saberá distinguir o que trará valor para seu artigo ou não.

Otimização do Conteúdo

Otimizar o conteúdo, hoje em dia é o mínimo que podemos fazer para melhorar nossos resultados de busca e aumentar as visitas do blog.

Espero que com este artigo você consiga mudar a forma de escrever seus artigos, a partir de agora faça um propósito de escrever apenas conteúdo de qualidade para seu blog, siga as dicas acima na ordem que foi apresentada e verá grande diferença.

Não adianta ter milhares de artigos no seu blog se nenhum deles trará resultados e não tem valor para seus leitores.

Via Blog Rentabilização

Categorias: Blogging | Visualizações: 2532 | Adicionado por: ShZlot | Avaliação: 0.0/0
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